Logon.com.pt

por José Carlos Joaquim

Paris – 1 ano

Paris - 1 Ano

Fez por estes dias um ano que me mudei para Paris, para trabalhar na Clicmobile.

Durante este último ano tiver oportunidade de conhecer a cidade bastante bem e confesso que ainda tenho bastantes coisas para ver. Há recantos fantásticos, para lá daqueles que aparecem nos postais. Terei tempo para o fazer.

Deixando a parte da cidade, falo agora das pessoas. A ideia que tinha dos franceses era má e mudou apenas no seguinte: os franceses são simpáticos, os parisienses, esses sim, têm a mania. Outra coisa que me apercebi é que a comida francesa — a do dia-a-dia — está over-rated. Muito. Digo isto na perspectiva da pessoa que almoça perto do emprego durante a semana e se depara com o problema da escolha, enorme, de tipos de comida. Abundam as massas, as pizzas, os japoneses (não me queixo desta parte), as sanduíches de todo o feitio, mas nada daquilo que estava habituado: em qualquer esquina há um sítio em que servem um prato do dia, que muda diariamente, e que permite fazer uma alimentação minimamente equilibrada. Solução? Comer qualquer coisa a correr e em casa comer em condições.

O alojamento foi outra das coisas que me deixou estupefacto. Para se conseguir alugar uma casa são precisos milhentos papéis, garantias, contratos e quase levar meia família. Os preços são de arrepiar, ainda mais se atendermos à relação preço/tamanho de muitas das ofertas existentes.

Sobre o trabalho, nada a declarar. No início as minhas funções eram apenas e só de Web Developer (PHP, CSS, HTML e Javascript) mas com o avançar do tempo acabei por me envolver em diferentes projectos e iniciei-me na programação em Objective-C para iPhone. Foi uma mudança bastante mais rápida daquilo que pensava. A aprendizagem continua.

A Clicmobile é uma empresa jovem, fundada em 2003, onde a baixa média de idades, a diversidade e o tamanho de projectos e clientes contribuem para um ambiente descontraído, mas muito profissional.

Pesando todos os factores, o familiar é discutido a seguir, esta foi uma mudança excelente em todos aspectos.

O grande ponto negativo de todo este ano é a ausência da família. Estamos a tratar das coisas para que até final de Outubro a Sandra e o André me venham fazer companhia. Depois da mudança, já em Janeiro, iremos contribuir para a taxa de natalidade cá do sítio com mais um rapaz. 🙂

Comentários

  1. Levi Figueira8 de October de 2009

    Não podia deixar passar a oportunidade para voltar a agradecer-te a enorme ajuda quando precisei de tirar umas dúvidas sobre Paris, em Junho, para aí passar uns dias: OBRIGADO! 🙂

    By the way, estou curioso como anda esse Obj-C… 😉

  2. José Carlos9 de October de 2009

    Não tens nada que agradecer. Sempre que puder ajudar, cá estarei. 🙂

    O Objective-C está a melhorar bastante. Pode ser que em breve possa dar notícias sobre isso.

  3. Mário Andrade10 de October de 2009

    chiça, já lá vai um ano?
    Muito bom 🙂 será que a clicmobile vai contratar mais algum português? 🙂

  4. José Carlos11 de October de 2009

    É verdade, o tempo passa muito depressa.
    Nunca se sabe, estamos sempre a precisar de pessoas para trabalhar connosco. Quem sabe? 🙂

  5. Rui Costa27 de October de 2009

    Parabéns pelo “contributo para a taxa de natalidade” 😀
    O meu segue em Fevereiro 😀

    Grande abraço.

  6. José Carlos28 de October de 2009

    Obrigado Rui e muitos parabéns para vocês os dois! 🙂

Os comentários para este artigo estão fechados.

Sobre o autor

Olá, chamo-me José Carlos Joaquim e sou iOS e Ruby Developer em Paris. Este é o meu site pessoal.

mais sobre mim…

Categorias