Logon.com.pt

por José Carlos Joaquim

@media 2009 – Mark Boulton – Font Embedding and Typography

Mark Boulton - Font Embedding and Typography

Mark Boulton é designer gráfico e já trabalhou em empresas como a BBC, a T-Mobile e a British Airways. Lançou recentemente o livro A Pratical Guide to Designing for the Web que recomendo vivamente a quem quiser saber mais sobre o design para a web, da tipografia à teoria da cor, passando pelas grelhas, está lá tudo. A apresentação de Mark Boulton foi sobre um dos temas quentes do momento, Font Embedding. E também sobre Tipografia, é verdade.

Apaixonado pela tipografia há muitos anos, Mark explicou que um dos trabalhos que teve, ainda na faculdade, foi descrever as suas memórias passadas recorrendo à tipografia. Pode parecer estranho à primeira leitura mas para ele faz todo o sentido, uma vez que cada tipo de letra, bem como as suas propriedades, pode transmitir diferentes sensações e estímulos a quem lê.

Como humanos criamos estruturas para nos ajudar a lidar com as coisas. Na web acontece a mesma coisa. A organização permite criar uma lógica nos sites que os tornam mais simples e fáceis de utilizar.

Os tipógrafos eram os Arquitectos de Informação antes estes aparecerem.

Actualmente durante a concepção da maioria dos sites a tipografia apenas é considerada nas etapas finais do projecto. Na opinião de Mark a tipografia devia ser incluída em todas as fases dos projectos, pois é esta que vai transmitir a mensagem. É como subir o Evereste, mas de forma estruturada, uma coisa de cada vez. A escolha errada do tipo de letra vai afectar o resto da estrutura.

Na web os designers não controlam os tipos de letra utilizados pois estes variam consoante o dispositivo a partir do qual se acede aos sites. Solução? Font Embedding! Mas este é um assunto delicado já que as fundições detêm os direitos sobre a maioria dos tipos de letra existentes e são corporações enormes e com processos de licenciamento demasiado complexos e demorados para satisfazer as necessidades actuais dos designers.

Comics Sans: a culpa não é tua! Foste vítima de abuso!

Os comentários para este artigo estão fechados.

Sobre o autor

Olá, chamo-me José Carlos Joaquim e sou iOS e Ruby Developer em Paris. Este é o meu site pessoal.

mais sobre mim…

Categorias