Logon.com.pt

por José Carlos Joaquim

@media 2009 – Dan Rubin – Designing Virtual Realism

Dan Rubin - Designing Virtual Realism

Depois do almoço, com o Rich Clark, um dos membros do HTML5 Doctor, o Darren Bailey e alguns elementos da ClearLeft foi a vez de Dan Rubin, User Interface Designer para a Sidebar Creative apresentar Designing Virtual Realism.

A apresentação focou-se essecialmente no design de interfaces e de como as texturas que conhecemos do nosso dia-a-dia podem ajudar a melhorar a qualidade geral dos nossos sites, bem como a forma como os utilizadores se servem deles.

Falou no facto de o design estar presente em todos os produtos que utilizamos diariamente e que as nossas experiências passadas determinam a forma como nos relaccionamos com eles e como os utilizamos. O ambiente providencia contexto às coisas, ou seja, cada objecto pode ter diferentes utilizações e/ou interpretações consoante o local ou situação em que se encontra.

A forma com que utilizamos os diversos dispositivos faz com que a interacção com eles exija muito pouco da nossa mente. Utilizamos instintivamente, porque parece a melhor forma de o fazer, ou porque somos levados a isso? Se acha o os seus utilizadores são estúpidos, possivelmente o seu site/produto está mal concebido em termos de experiência para o utilizador. Devemos dar pistas visuais para os casos em que é possível a interacção. Os utilizadores agradecem, utilizando.

Aconselhou a utilização de texturas da vida real nos sites, para uma sentimento de maior familiaridade e explicou a forma como criou um dos temas WordPress disponível na WooThemes. Utilizou o scanner para passar para formato digital a textura de uma caixa de máquina fotográfica, uma embalagem a que achou piada e uma carteira. O resultado pode ser encontrado em New Theme Concept by Dan Rubin.

Na natureza tudo tem textura. Porque não no web design?

  • O design está presente em todas as coisas;
  • As experiências passadas afectam a forma de pensar sobre as diversas coisas;
  • O ambiente providencia contexto, ou seja, interpretamos as mesmas coisas de maneira diferente consoante o local onde estamos e/ou interagimos com elas;
  • Os dispositivos são encarados com extensões do corpo, ou seja, utilizamo-los sem termos de dispender grande esforço mental para o fazer;
  • Acha o que os seus utilizadores são estúpidos? Possivelmente o seu design é que tem falhas graves;

Os comentários para este artigo estão fechados.

Sobre o autor

Olá, chamo-me José Carlos Joaquim e sou iOS e Ruby Developer em Paris. Este é o meu site pessoal.

mais sobre mim…

Categorias