Logon.com.pt

por José Carlos Joaquim

Safari 3 Public Beta

Uma das novidades da WWDC 07 foi o lançamento da Public Beta do Safari 3, o browser da Apple. Ainda mais novidade foi, para além da versão Mac, haver uma versão Windows. Já tive oportunidade de experimentar as duas e ambas se demonstraram demasiado problemáticas para um uso diário. Betas, portanto. Não posso deixar de achar que ambas as versões apresentam novas funcionalidades que prometem.

Toda a gente fala neste novo cenário, a chegada do Safari ao Windows, cada um realçando, positiva ou negativamente, pontos distintos. As duas grandes vantagens imediatas são a qualidade com que os sites são apresentados e o facto de se poder tirar partido da especificação CSS3. Só por isto já valia a pena.
Outro grande ponto de interesse vão ser as potencialidades que um browser como o Safari trará a um telemóvel como o iPhone. Tudo aponta para que daqui a uns meses comecem a surgir grandes mudanças nas aplicações web, tendo como destino a dupla iPhone + Safari. Só o tempo o dirá.

Partindo do principio que o motor de rendering é o mesmo da versão Mac, poderemos testar o aspecto das páginas/aplicações em Mac sem ter de ter um e usufruir do fantástico aspecto que este oferece. Se o motor de rendering for diferente do utilizado no Mac, teremos, então, mais um browser no qual testar os layouts.
Esta é também uma forma de encorajar os programadores/web designers/web developers a criarem páginas e aplicações com base nos standards web, que funcionem no PC, no Mac e agora também no iPhone, agora sim, um verdadeiro smartphone. Por outro lado, pode ser apelativo para os utilizadores tentados a mudar para o lado da maçã.

Podem ler sobre isto aqui e aqui.

Comentários

  1. Dextro12 de June de 2007

    Não falemos do iPhone, aquilo é hype, hype e ainda mais hype por cima. Web based apps? Claro que isso deixa de fora tudo o que é mais avançado como jogos 3D, programas de gestão de sms/mms (como programas para bloquear certos numeros por exemplo), entre muitas outras coisas que necessitariam de uma API real.

    Olhem para o Windows Mobile ou até para o S60 da Nokia que oferecem grande liberdade aos programadores sem perderem a segurança (já surgiram virus é verdade mas é como no OS X: é praticamente preciso instala-los manualmente).

    No que toca ao Safari ao windows é como já disse anteriormente: ainda está muito verde mas eu aplaudo a sua vinda para o Windows já que me vai permitir não só a mim como a todos os web designers testar os seus layouts sem precisarem de encontrar um mac. (Agora se ao menos existisse uma versão linux… 😛 )

  2. José Carlos12 de June de 2007

    A falta de uma versão Linux é bem vista. Será que está prevista?

Os comentários para este artigo estão fechados.

Sobre o autor

Olá, chamo-me José Carlos Joaquim e sou iOS e Ruby Developer em Paris. Este é o meu site pessoal.

mais sobre mim…

Categorias