take off – o comentário
Saturday, 28 de April de 2007 | 3 comentários
Cheguei a Coimbra tarde, jà; passava das 16:00 horas. Soube que perdi um grande momento na apresentação do Vítor Santos, Academic Computer Science Program Manager da Microsoft, chamada Só nós é que somos bons, o resto não interessa “Ideias e Software – Como desenvolver uma indústria de software em Portugal”. Como não estava não digo nada.
Consegui apanhar a apresentação do Gonçalo Quadros, CEO da Critical Software, “Critical Software – da Ideia à Empresa”. A experiência permite-lhe uma visão abrangente dos problemas, técnicos, financeiros ou burocráticos, que podem surgir a quem quer criar uma empresa numa área tão agressiva como a das tecnologias. Consegiu, com grande clareza, destacar os pontos fulcrais para o sucesso em empresas de base tecnológica.
Depois foi a vez do Frederico Oliveira da WeBreakStuff com a apresentação “Starting-Up”.
Apesar de não tão à vontade como o Gonçalo Quadros conseguiu cativar todos com o relato da sua experiência pessoal enquanto fundador de uma start-up. Destacou, à semelhança do Gonçalo Quadros, a importância e o papel que a equipa desempenha no bom, ou mau, arranque de qualquer projecto. Explicou de que forma a sua experiência de trabalho no estrangeiro alterou a sua forma de evr o mercado. Falou das dificuldades de criar uma empresa em Portugal, da procura de investidores e da necesidade de trabalhar muito. Muito mesmo.
De seguida o Pedro Custódio, webdeveloper na SAPO e organizador da SHiFT. apresentou “CoCriatividade- Outra forma de inovação?” em que falou do processos de criação actuais, da Web 2.0, a Web social, em que o utilizador tem o controlo do que quer fazer, ver e ouvir e que consegue influenciar os decisores.
Depois, para acabar, Armando Alves, Head Of Interactive na DraftFCB e autor do blog A Source of Inspiration que apresentou “Publicidade 2.0”. Nela falou sobre os novos desafios e meios para a publicidade, de como os novos meios de comunicação e a tal Web social, a 2.0, veio alterar significativamente o conceito de publicidade como conhecíamos até aqui.
Na minha opinião, e pelas apresentações que vi, foi um evento de grande interesse pois permitiu ouvir relatos na primeira pessoa de casos de sucesso portugueses e do caminho para chegar a esse sucesso. Sobressai a importância do trabalho de equipa e da qualidade da mesma no resutado final.
Consegui ainda conhecer pessoalmente o Carlos Jorge Andrade, a Isa e o marido, o Nuno, os três bastantes simpáticos e acessíveis.
É de louvar a iniciativa e a qualidade , elevada, do evento. Parabéns ao Sérgio Santos e ao Alcides Fonseca. Esperamos pela próxima edição.
Carlos Jorge Andrade29 de April de 2007
Foi um prazer 🙂
Isa30 de April de 2007
O marido chama-se Nuno 🙂 É sempre um prazer conhecer pessoalmente as pessoas com quem costumamos lidar na net 🙂
José Carlos30 de April de 2007
Ok, corrigido. Desculpa Nuno.