Logon.com.pt

por José Carlos Joaquim

@media2009 – Simon Collison – The Process Toolbox

Simon Collison - The Ultimate Package

O segundo orador foi Simon Collison, fundador da Erskine Design e falou sobre aquilo que Andy Clarke apelidou de “The Ultimate Package – Traditional Techniques with a Twist”.

Os pontos-chave do “The Ultimate Package”:

  1. Project Backbone
  2. Collaboration
  3. Audience Grouping & Actions
  4. Project Methodology
  5. Roadmap
  6. Inspiring Creativity
  7. Conventions
  8. Prototyping
  9. Single Focused Design Path
  10. Conclusion

Na apresentação Simon falou dos processos que utiliza no seu trabalho diário para uma melhor colaboração com Greg Wood.

Falou na necessidade de ter um pacote básico de ferramentas disponível no início de qualquer trabalho. De realizar o trabalho tendo sempre em conta qual o objectivo final.

Destacou o aspecto fundamental que a colaboração representa, de forma quer a um melhor resultado final, quer a um melhor ambiente de trabalho. Neste ponto do seu “Ultimate Package” salientou a importância da comunicação entre os diferentes intervenientes do processo de comunicação: entre designer e developer, entre estes dois e o cliente e entre os três e o público-alvo do projecto.

Uma das formas para melhor entender as necessidades de cada um destes elementos e por fim do público-alvo é a utilização dos pequenos hexágonos coloridos que podem ver no pdf e que servem para mostrar a forma como as diferentes pessoas acham que seria a estrutura final do trabalho em mãos. No fundo, diferentes pessoas criaram diferentes concentrações de hexágonos, mantendo entre todas pequenos pontos comuns.

Além das escolhas individuais é importante ter em conta também as necessidades dos diferentes grupos de utilizadores, executivos, pessoas com conhecimentos técnicos, sem conhecimentos técnicos, etc., fazendo os possíveis para atender à expectativa quer dos grupos quer dos indivíduos.

Falou depois nas diferentes metodologias possíveis para obter os melhores resultados finais: Waterfall, Agile, Sprint, ou qualquer outra. Destacou que, essencialmente, a metodologia poderá, e deverá, variar mediante o projecto pois cada uma tem vantagens e desvantagens próprias que as farão mais ou menos apropriadas.

Passou depois à importância de ter um caminho bem definido entre o início do processo de criação e o resultado final, para que cada um dos envolvidos saiba em que parte do processo se encontra e quais as suas responsabilidades na fase actual.

A necessidade de inspirar a criatividade e formas de o fazer foi o ponto seguinte. Desde objectos do dia-a-dia, a grupos de fotos no Flickr, screenshots de páginas, até ao factor positivo que representa um espaço físico de trabalho, com materiais relativos ao trabalho. Este espaço é, para ele, essencial no processo criativo.

No sétimo ponto, Convenções, falou nas vantagens que a utilização de convenções trará quer ao andamento de um trabalho, ao tempo necessário para o concretizar e ao resultado final. As convenções permitem uma maior rapidez a detectar possíveis erros e na sua posterior correcção. Desde convenções nos ficheiros CSS e na sua organização, até à convenção na estrutura das pastas existentes em cada projecto.

A importância da criação de protótipos detalhados daquilo que se pretende produzir permite testar diferentes formas de interacção ainda antes de as transportar para HTML e CSS. Destacou particularmente os protótipos em papel pela facilidade e rapidez de criação. A criação de protótipos HTML e CSS permite então testar todas, ou quase todas, as interacções possíveis no ambiente natural do site, o browser.

A definição de um caminho directo e bem documentado durante todo o processo de trabalho é essencial para maior rapidez, melhor ambiente de trabalho, melhor entendimento entre todos os envolvidos, melhor qualidade e, mais importante que tudo, uma maior satisfação dos utilizadores do trabalho final.

Podem encontrar os slides em @Media2009: The Process Toolbox

Os comentários para este artigo estão fechados.

Sobre o autor

Olá, chamo-me José Carlos Joaquim e sou iOS e Ruby Developer em Paris. Este é o meu site pessoal.

mais sobre mim…

Categorias