Logon.com.pt

por José Carlos Joaquim

Macbook, pequena review

Depois de alguns dias com o novo Macbook deixo aqui as minhas primeiras impressões.

Antes do portátil em si, a caixa. Nota-se o esforço que Apple fez para reduzir a quantidade de papel utilizado na embalagem do portátil, sendo mais pequena e com menos pláticos que a anterior.

Começando de fora para dentro destaca-se o excelente trabalho efectuado na construção deste novo modelo. Mais leve, mais consistente, mais robusto, e, acima de tudo, mais bonito que o modelo anterior.

O ecrã, com uma tira preta a toda a volta, é muito mais brilhante. Muito mesmo! O facto de ser glossy não me faz grande diferença pelo que a considero uma “não-questão”.

O teclado agrada-me bastante mais, quer pelo toque quer pelo facto de ser retro-iluminado, o que torna mais fácil o teclar durante a noite ou em ambientes com menos luz.

O touchpad é das novidades fisicas aquela que me agrada mais, pela sua utilidade. Utilizar um, dois, três ou mesmo os quatro dedos para diferentes funções permite uma maior facilidade em muitas tarefas comuns. O zoom e o redimensionar as imagens utilizando os dois dedos, à semelhança de iPhone e iPod Touch, é excelente.

O som é, e já testei ao lado do outro, bastante mais alto que o do modelo anterior.

O aumento de performance é enorme comparando com o anterior modelo. Mesmo em aplicações com maiores exigências gráficas, revelou-se muito rápido e sempre fluído.

A bateria, e apesar dos poucos dias de utilização, é um pouco melhor, aguentando mais tempo mesmo em processos que exigem mais recursos da máquina. O carregador é igual ao do modelo anterior, o que dá bastante jeito a quem se esquecer dele em casa, pois pode utilizar o antigo. 🙂

A exemplo do modelo anterior, continua a ter, ocasionalmente, alguns problemas quando se abre a tampa, não respondendo de imediato, sendo necessáro carregar no botão de power para que ele “acorde”.

Não ter firewire não me faz grande diferença, assim com o facto de manter o mesmo número de entradas USB que o anterior, 2. Mal, acho terem trocado a saída de vídeo, não se podendo utilizar os adaptadores antigos.

No global, acho que é um salto qualitativo muito grande em relação aos modelos anteriores.

As fotos, tiradas via telemóvel, podem ser vistas no respectivo set no Flickr.

Comentários

  1. pedro7 de November de 2008

    Porreiro! Ainda bem que tocas no assunto do ecrã, é a única questão que me deixa hesitante em relação a uma eventual compra. Mas ainda tenho que meter as mãos num para decidir.

  2. José Marques7 de November de 2008

    Por acaso o ecrã glossy faz-me imensa impressão, no trabalho tenho um laptop HP e não posso ter as persianas abertas por trás de mim senão fico sem ver nada, resta dizer que aqui nesta sala abusamos da luz artificial por causa isso :(.

  3. António Lopes7 de November de 2008

    Então mas experimentaste o gajo na rua para teres a certeza que o ecrã glossy é uma “não-questão”? 🙂 É que custa-me a acreditar que a claridade da rua não faça demasiado reflexo no ecran…

  4. José Carlos7 de November de 2008

    @António: na rua não experimentei, mas tenho uma janela atrás de mim e nos dias de sol não tive nenhum problema com o reflexo.
    Foto aqui

Os comentários para este artigo estão fechados.

Sobre o autor

Olá, chamo-me José Carlos Joaquim e sou iOS e Ruby Developer em Paris. Este é o meu site pessoal.

mais sobre mim…

Categorias